Estilo de vida saudável - Saúde do coração

May 27, 2018

Estilo de vida saudável é o primeiro passo para corrigir os fatores de risco e evitar o aparecimento de doenças do coração.

Com avanço dos estudos conseguimos prever como será a saúde futura de nossos pacientes.

Recentes pesquisas classificaram a população em dois grupos: aqueles que possuem os fatores que conferem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e os que não os possuem. Baseado nisso, usamos a prevenção primária para corrigir os fatores de risco e evitar o aparecimento das doenças degenerativas que podem evoluir para complicações cardiovasculares, como a hipertensão arterial, o diabete tipo II e o nível elevado de colesterol ruim (o LDL-col).

O tratamento inicial recomendado é a mudança do estilo de vida.

Pesquisas norte-americanas recentes indicaram o controle do nível glicêmico médio mensal pelo exame da hemoglobina glicada (HBA1C) mantido abaixo de 6,5 %, para os diabéticos com sobrepeso, sem doença cardíaca, como controle essencial. Como se sabe que diabéticos e obesos têm grande chance de desenvolver hipertensão arterial, a Sociedade Americana do Coração divulgou uma diretriz em novembro 2017, classificando como pressão anormal aquela acima de 130x80 mm Hg.

Recomendamos os hábitos alimentares com diminuição do consumo de gorduras e do sal, enfatizando a prática de exercícios físicos moderados regulares, os esportes ou mesmo exercícios físicos esporádicos, ao contrário de úteis, foram considerados imprudentes. Uma necessária avaliação médica prévia atrasa o aparecimento da aterosclerose, reduzindo o risco de problemas das coronárias como angina, infarto do miocárdio e a morte súbita.

Acompanhe para saber mais de como cuidar bem da sua saúde e de seus familiares.